sexta-feira, 22 de abril de 2011

ACABOU O XAMPU - sinopse

ACABOU O XAMPU
SINOPSE

O texto “Acabou o Xampu” aponta sutilmente para a reflexão, processo anterior à transformação intrínseca do ser. “Acabou o Xampu” é o encontro de silêncios; do silêncio dos personagens João e Maria; do silêncio de tantos: vozes que se calam pela dor das lembranças.
Longe de se preocupar com a indicação de soluções para uma vida melhor, o texto sugere, e apenas sugere, a autoanálise, por intermédio dos personagens e do renascer de suas memórias nunca antes reveladas.
É o diálogo das lembranças de dois personagens – ou seria a conversa do passado de três personagens? Em qualquer das interpretações possíveis, “Acabou o Xampu” opta pela não-linearidade e pelo encontro de diversos pequenos textos entrecortados (mas absolutamente encadeados) que fazem parte desse grande mosaico que é a alma humana. Não há preocupação demasiada com a lógica. Afinal, as lembranças estão embaralhadas na mente dos que decidem ouvi-las e, a partir delas, optam por tirar algum proveito pela vida afora e para a vida agora.
  João é um homem de quarenta anos e Maria é uma mulher na terceira idade ou quase. O encontro entre os dois ocorre exatamente no momento em que não conseguem mais lidar com seus fantasmas. Personagens que se diferenciam no presente, mas que se solidarizam pelo passado. E é exatamente o passado, surgido com a presença de Maria Mais Nova, a mola propulsora para o encontro com o futuro.
            Maria Mais Nova aparece em cena para dar voz ao silêncio, exaltar as lembranças e desmistificar as dores. Em um constante flash-back, Maria Mais Nova elucida as histórias de João e de Maria e sugere aos dois, e a quem interessar possa, a necessidade de reflexão a partir da vida e até, na melhor das possibilidades, a transformação pelo embate com a própria alma.
            João e Maria desossam suas lembranças e tentam compreender os fantasmas que dão sentido as suas vidas. Enfim, há revelações de ‘Marias’ que, como tantas outras, têm tanto a descobrir sobre si mesmas. Com a estrada diante de si, cada uma das ‘Marias’ em cena nos mostrará a opção de suas pernas. 

2 comentários:

  1. Gostei. Aguardo próximas cenas.Quem sabe encenaremos?Até breve.
    Cristi F

    ResponderExcluir
  2. Cri, obrigada pela força. Vixi, seria uma grande alegria !!!
    bjs

    ResponderExcluir