quinta-feira, 9 de junho de 2011

A BALADA DO TEMPO









A BALADA DO TEMPO

 

Texto: Cynthia Pacheco



Esquete

UM PEQUENO APARADOR. EM CIMA DELE, GARRAFAS DE BEBIDA. SELMA, A GARÇONETE, ESTÁ ENCOSTADA NO APARADOR. MAIS À FRENTE, UMA MESA COM DUAS CADEIRAS. SENTADO EM UMA DELAS, O HOMEM BEBE. UM DESPERTADOR DE CELULAR TOCA INSISTENTEMENTE.

SELMA
(IMPACIENTE, PEGA UMA GARRAFA DE VODKA, SERVE O COPO DO HOMEM) De novo esse despertador, cara? Pra que isso?! Tá aqui sua vodka.

HOMEM
Obrigado!

SELMA
Agora será que dá pra você tomar sua bebida e cair fora?

HOMEM BEBE MAIS UM GOLE, OLHA PRA MULHER COM DESCASO E VOLTA A ENTERRAR A CARA NO COPO.

SELMA
Sem querer interromper: por que é que você está bebendo tanto hoje?

                                               HOMEM
Porque aqui é um bar.

SELMA
Quer dizer, você sempre bebe muito. Mas hoje, esse seu despertador, tocando de dez em dez minutos há horas. Meu saco não agüenta mais!
                                              
HOMEM
Sinto muito, mas o meu ainda está vazio. (APÓIA O COPO BRUSCAMENTE) Quero outra dose.
                                              
SELMA
(ENCHENDO O COPO DO HOMEM) Tudo por culpa dessa dona desse bar que tem essa filosofia idiota de que o bar não tem hora pra fechar: (IMITA) “O último cliente é quem fecha!”. Vai pro inferno... Isso é porque ela não fica nesse sobe e desce de escada enchendo o copo de um único cara até as cinco horas da manhã.

HOMEM
 (PUXA A GARÇONETE). Senta aqui comigo, vou te explicar....
                                              
SELMA
Sobre o seu porre? Não esquenta; eu já estou acostumada com homem bêbado. Mas esse despertadorzinho. Caramba, que coisa chata!

HOMEM
(GRITA) Esse despertador só vai parar quando eu travar ele, senão ele volta a tocar.
                                              
SELMA
(IRÔNICA) E eu vou ter que aturar isso enquanto você estiver aqui?
                       
                                                HOMEM
Vai ter que aturar até quando chegar a hora. Senta aí!

SELMA
(IRÔNICA) Você sabe que os funcionários da casa não podem fazer companhia aos clientes!

HOMEM
Senta aí!

SELMA
Cara, eu quero ir pra casa, por favor...

HOMEM
Senta aí,caramba!

SELMA
(INTIMIDADA, ELA SE SENTA À MESA) Eu acho isso o fim. Você devia colaborar, eu preciso ir pra casa, estou cansada. Só nós dois aqui...

HOMEM
É justamente isso. Não estamos a sós?

SELMA
Ah, claro! Esqueci! O vigia, o Josemar, tá lá fora, me espe... quer dizer, esperando você ir embora pra fechar o bar.

HOMEM
(SORUMBÁTICO) Não, querida Selma. Aqui dentro. Estamos nós três.

SELMA
Mas eu tenho certeza, o Josemar está lá...

HOMEM
(RUDE. GRITA) Aqui dentro, Selma. Estamos nós três. Eu, você e ele.

SELMA
E eu ainda perco meu tempo conversando com bêbado.

HOMEM
Eu estou aqui dentro. Você está aqui dentro. E ELE também está aqui dentro.

SELMA
(INCRÉDULA) Deus?!
                                              
HOMEM
Não, Selma: o tempo!

SELMA
Hiiii! Acho que está na hora de você tomar assim... (PAUSA. LEVANTA-SE ABRUPTAMENTE). Café! Vou trazer um café pra...

HOMEM
(LEVANTA-SE JUNTO COM ELA. SEGURA SEU BRAÇO E GRITA) Não! (ACALMA-SE FAZ GESTO PARA OUVIR ALGO ) Ouça!

SELMA
Ai meu saco!

HOMEM
Escuta!

SELMA
(TENTA ESCUTAR, FAZ CARETA, MAS DESISTE) Não ouço nada!

HOMEM
Shiii!!! Escuta! (GESTICULA PARA TENTAR ESCUTAR. DÁ UM SORRISO). Ouviu?! Eu não disse?! Ele me disse que também está te chamando.

SELMA
(FAZ O SINAL DA CRUZ) Você pára com isso que eu não gosto de brincar com essas coisas...

HOMEM
Ele diz isso todo o dia pra mim, Selma. Ele está indo embora.

SELMA
Graças a Deus.

HOMEM
(GRITA. LEVANTA-SE E DISCURSA EM PÉ ) Você está ficando louca?! Se ele for embora acabou tudo, Selma.
                                              
SELMA
Mas é exatamente o que eu estou tentando dizer... Graças a Deus. Acabou mesmo?! (LEVANTA-SE, PEGA O HOMEM PELO BRAÇO, E DIRIGE-SE COM ELE ATÉ A PORTA) Agora você vai pra sua casa, eu vou pra minha casa, o Josemar vai pra minha, quer dizer, pra casa dele e todos nós seremos muitos felizes debaixo de nossos cobertores... vamos dormir, sonhar, dormir até...

HOMEM
(DESVENCILHA-SE DE SELMA COM UM EMPURRÃO. GRITA) Até chegar o amanhã....

3 comentários:

  1. Não sei se é por causa do meu gosto por vodca e bares,ou porque você escreve coisas muito maravilhosas,mas acho que isso vai ser uma ótima estória,afinal,o tempo é um tema atemporal,enfim,bela.

    abraço !

    ResponderExcluir
  2. o que seria de mim sem a sua presença constante na minha escrita, querido amigo Allan?
    Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    bjs.

    ResponderExcluir